casa decoração

Como lavar um tapete?

Útil e muito decorativo, o tapete tomou conta de quase todas as divisões da casa, tal é a adoração que lhe temos. Fica tão bem num corredor, como numa sala de estar, sala de jantar ou ao lado da cama. Se escolher um tapete e colocá-lo no sítio que escolheu para ele é um prazer, mais prazer vai ter se o mantiver novo pelo máximo tempo possível. Para conseguir isto é essencial cuidar bem dele e saber como limpá-lo. Quer tenha um tapete com pelo comprido no seu quarto ou um tapete ao estilo berbere na sala de estar, pode facilmente cuidar dele sem ter de investir em muitos produtos. Aqui estão algumas dicas e conselhos sobre como lavar o seu tapete sem o danificar e mantendo o aspeto original que tanto gosta.

Dicas para a manutenção do seu tapete no dia a dia

 
Qualquer que seja o local onde o seu tapete vá ser colocado, ele ficará sujeito ao pó e aos acasos da vida quotidiana. É muito importante limpar bem o seu tapete uma vez por ano, mas vai poder mantê-lo em bom estado por mais tempo se lhe der os cuidados que merece no dia a dia. Basta seguir algumas dicas simples para cuidar do seu tapete.

Quer seja na sua sala de estar, sala de jantar ou quarto, é essencial e altamente recomendável aspirar o seu tapete uma ou duas vezes por semana. Este hábito vai permitir que vá eliminando o pó e outras sujidades que possam estar incrustadas nas fibras. À medida que o pó se acumula com o tempo, mesmo que seja invisível, pode fazer com que o seu tapete pareça baço. Ao aspirar regularmente vai poder manter o aspeto brilhante e cuidado dos primeiros dias. Para ser mais eficaz pode escovar o tapete, exceto se for um tapete oriental, berbere ou étnico, pois a escova poderá danificar as fibras. Neste caso, prefira uma aspiração suave.
 
Pequeno truque que pode aplicar facilmente: de vez em quando, mude a posição dos móveis que estão em cima do seu tapete. Para evitar que os pés da mesa de centro deixem marcas profundas no seu tapete, mude o sentido do tapete uma ou duas vezes por ano.


350175454.webp


Como limpar o seu tapete em profundidade?

Embora a atenção regular seja essencial, é evidente que aspirar não é suficiente para limpar o seu tapete em profundidade. Pode utilizar produtos de limpeza disponíveis no mercado, mas convidamo-la a experimentar estas dicas igualmente eficazes e mais naturais. Eficaz e muito simples de aplicar em todos os tipos de tapetes: uma esponja embebida em água com sabão. Tenha o cuidado de nunca mergulhar o seu tapete, pois isto pode danificar as fibras. Basta usar uma esponja embebida em água limpa ou envinagrada e passá-la suavemente sobe o tapete. Produtos como o vinagre branco, sabão negro ou bicarbonato de sódio são os mais eficazes e os menos agressivos para a limpeza de tapetes.

Se desejar reavivar as cores do seu tapete, substitua a água com detergente por água com gás, o efeito é imediato e garantido. Basta deixá-lo secar e depois escová-lo para remover os resíduos de pó ou sujidades que tenham desbotado o tapete.

Para ter a certeza de de que limpa bem o seu tapete sem danificar as fibras que o tornam tão bonito, recomendamos o uso de bicarbonato de sódio ou a argila Terre de Sommières. Estes produtos são conhecidos pela sua eficácia e não-agressividade. Muito fáceis de aplicar, basta salpicá-los no tapete, deixá-los agir e depois escovar ou aspirar para remover os resíduos. O bicarbonato de sódio também pode ser utilizado para desinfetar o seu tapete, muito útil e prático, especialmente para purificar o tapete quando este está no seu quarto.

350257623.webp


Se o seu tapete for de cor clara, ele será sensível aos produtos utilizados e deverá ter cuidado com possíveis manchas. Teste sempre o seu produto num canto do tapete antes de o aplicar em toda a superfície. Pode adicionar algumas gotas de amoníaco à sua água com detergente para depois usar com a esponja. Espere alguns minutos para que a mistura atue no coração das fibras e enxague com um pano húmido (água quente).
 
Os tapetes de juta são frequentemente preferidos nas salas de estar devido ao seu aspeto natural e resistente. Para conservar a sua bela aparência, estes tapetes requerem cuidados especiais, pois as suas fibras são delicadas e sensíveis à água. Para limpá-los é aconselhável aspirar, pelo menos, uma vez por semana para evitar que a sujidade se acumule. Para uma limpeza mais profunda ou para remover uma mancha, pode usar uma escova macia ligeiramente húmida e passá-la suavemente sobre o tapete.


Author Name
La Redoute,
03/02/2023