casa artigos para cama

Como escolher a capa de edredon certa?

Uma boa roupa de cama é essencial para uma boa noite de sono. Mas se a roupa de cama for de má qualidade, é pouco provável que tenha uma noite de sonho. Como escolher a roupa de cama ideal e quais as matérias mais adequadas? Eis os nossos conselhos para selecionar e manter limpa a sua capa de edredon com facilidade.



Escolha de tamanhos e matérias: um passo importante

Não se lembra do tamanho do seu edredon? É verdade que não é fácil manter um registo de todas as medidas. Para facilitar, eis o que tem de recordar:
 
- para uma cama de solteiro: escolha uma capa de 140 cm x 220 cm ou 200 cm x 200 cm
- para uma cama de casal de 140 cm: 200 cm x 200 cm ou 240 cm x 220 cm
- para uma cama de casal de 160 cm: 220 cm x 240 cm ou 240 x 260 cm
- para uma cama king-size: 260 cm x 240 cm

No que diz respeito às fronhas, é necessário escolher a mais adequada à forma da almofada: quadrada ou retangular. Agora que já definiu as dimensões, é necessário escolher as matérias que prefere.

 

Algodão e algodão orgânico: um clássico

O algodão puro é uma matéria saudável e natural. A sua qualidade e suavidade dependem principalmente da espessura e do número de fios utilizados na tecelagem. Quanto mais apertada for a trama, melhor será a qualidade! Pode também optar pela alternativa biológica. Cultivado sem pesticidas ou produtos químicos, o algodão biológico é ainda mais macio e flexível do que o algodão normal. Além disso, estará a fazer a sua parte pelo planeta. De qualquer modo, os conjuntos de algodão têm de ser passados a ferro.

 

Percal de algodão: a escolha da suavidade

O percal de algodão é um tecido de qualidade ainda mais elevada do que o algodão normal. É fabricado a partir de fibras mais longas que são penteadas e tecidas de forma muito apertada. O resultado é um tecido fino e flexível. Particularmente agradável ao tato, proporciona uma verdadeira sensação de bem-estar quando se está deitado na cama. Além disso, é uma matéria muito resistente, que mantém um ótimo aspeto.

 

Cetim de algodão: para um toque de luxo

O cetim de algodão é outro tecido de alta qualidade. Macias e flexíveis, as capas em cetim de algodão proporcionam conforto e calor no inverno. Têm a particularidade de serem ligeiramente brilhantes na frente e mate no verso. Mas também é possível encontrar modelos com riscas ou padrões.

 

Mistura de poliéster e algodão: prática para uso quotidiano

As capas de polialgodão têm geralmente uma proporção igual de poliéster e algodão. Leve e flexível, esta matéria meia-natural, meia-sintética é muito fácil de lavar. Seca rapidamente, amarrota muito pouco e é fácil de passar a ferro.

 

Linho: a excelência do natural

O linho é uma matéria natural conhecida pela sua nobreza. É um tecido particularmente agradável em qualquer estação do ano. Graças às suas propriedades termorreguladoras, mantém frescura no verão e calor no inverno. Além disso, o linho lavado é muito absorvente e hipoalergénico. É resistente e, a cada lavagem, torna-se mais macio e flexível. Por outro lado, precisa de ser passado a ferro, mas sempre enquanto está húmido!


Flanela: para invernos quentes

Originalmente, a flanela era feita de lã. Atualmente, é maioritariamente feita de algodão. O material é moído, batido, esmagado e prensado, dando-lhe aquele aspeto feltrado característico. É um tecido ideal para o inverno, graças ao seu toque fofo. Para além disso, não precisa de ser passado a ferro!

 

Bambu e cânhamo: fibras vegetais sustentáveis

O bambu e o cânhamo são ambos derivados de fibras vegetais naturais e renováveis. As plantas de bambu e de cânhamo são cultivadas de uma forma particularmente natural. O bambu não necessita de ser desflorestado e renova-se muito rapidamente. O cânhamo não necessita de praticamente nenhuma água ou fertilizante para crescer. Ambas as matérias são naturalmente antibacterianas.

As diferentes formas e estilos das capas de edredon

As capas com formato de garrafa ou de chaminé são capas com uma aba na extremidade. Isto permite entalar o edredon na extremidade da cama. Ideal para os edredons das crianças! Para as restantes, encontrará capas que se fecham simplesmente com um fecho de correr ou botões de pressão. Estas são mais difíceis de entalar, mas não deixam de ser práticas quando é necessário retirá-las.

Quando se trata de estilo, é difícil recomendar apenas um! Existem muitos estilos diferentes de roupa de cama: padrões geométricos, florais, estampados lisos, bolinhas, xadrez, riscas, etc. O mais importante é que goste da sua roupa de cama e que esta combine com a decoração do seu quarto. Por exemplo, para um quarto com muitos elementos, é preferível uma capa de edredon lisa e minimalista.

Caso contrário, não hesite em optar por cores diferentes, estampados ou um estilo bicolor. Mesmo para as camas de criança, a escolha é variada: personagem de desenhos animados, animal preferido, etc. Ofereça ao seu filho um conjunto confortável e relaxante para uma noite de sono tranquila.

350097331.webp


Passar a ferro e colocar a capa de edredon: uma brincadeira de crianças

Em primeiro lugar, recomendamos vivamente que lave a roupa de cama antes de a utilizar pela primeira vez. Desta forma, terá a certeza de que dormirá em lençóis bonitos e limpos.

Passar a ferro uma capa de edredon pode ser absolutamente aborrecido. Mas, com estas dicas, pode tornar a tarefa um pouco menos aborrecida. Em primeiro lugar, estenda e alise a roupa assim que sair da máquina de lavar. O ideal é ter um ferro a vapor e uma tábua de engomar grande, por uma questão de praticidade e ergonomia.
Se tiver um ferro de engomar normal, não se preocupe. Humedeça o tecido com um frasco de spray. Deixe atuar durante cerca de vinte minutos para que as fibras relaxem. Para facilitar a passagem a ferro e poupar tempo, não hesite em passar a sua capa de edredon dobrada!

Se costuma ter dificuldades em colocar a capa de edredon, releia o artigo "Como colocar uma capa de edredon?" e aprenda várias maneiras para o fazer facilmente!
 
 
Author Name
La Redoute,
27/11/2023