casa móveis

Como é que uma mesa de cabeceira pode ser integrada num quarto pequeno?

Peça essencial no mobiliário do quarto, a mesa de cabeceira deve adaptar-se perfeitamente ao tamanho do quarto. Esta peça de mobiliário permite-lhe guardar objetos essenciais como livros, um candeeiro, uma garrafa de água, óculos ou um despertador. No entanto, integrar uma mesa de cabeceira num quarto pequeno pode tornar-se um desafio devido ao espaço limitado. Para a ajudar a organizar o seu quarto, descubra todas as soluções astuciosas para instalar uma mesa de cabeceira num quarto com espaço reduzido!
tamanho ideal da mesa de cabeceira

Escolher a mesa de cabeceira certa para o seu quarto

Ao escolher uma mesa de cabeceira para um quarto pequeno é importante considerar certos critérios para maximizar o uso do espaço disponível.

Em primeiro lugar, recomendamos que escolha uma mesa de cabeceira que seja proporcional ao tamanho da cama e do quarto. Uma mesa de cabeceira demasiado grande pode "abarrotar" o quarto, enquanto uma demasiado pequena pode parecer desproporcional. Em seguida, dispense algum tempo para escolher uma mesa de cabeceira que ofereça espaço de arrumação suficiente para os artigos essenciais que pretende guardar. As mesas de cabeceira com gavetas ou prateleiras podem ser muito úteis para maximizar o espaço de arrumação. Finalmente, considere o estilo de decoração do seu quarto. Isso irá ajudá-la a escolher a mesa de cabeceira certa para criar uma harmonia estética.

Aqui estão alguns exemplos de designs de mesas de cabeceira adequados para quartos pequenos:
  • Mesas de cabeceira flutuantes: estas mesas de cabeceira podem ser fixadas à parede e, assim, libertar espaço no chão;
  • Mesas de cabeceira em forma de cubo: estas mesas de cabeceira oferecem um espaço de arrumação prático, são discretas e poupam espaço;
  • Mesas de cabeceira com gavetas embutidas: estas mesas de cabeceira oferecem um espaço de arrumação prático, mantendo-se compactas e discretas;

Maximizar o espaço do seu quarto

optimizar o espaço num quarto pequeno
Comece por analisar cuidadosamente o espaço disponível no chão e utilize o espaço vertical, se necessário. Desta forma, evita ocupar o chão do quarto, já de si pequeno, colocando prateleiras de parede ou prateleiras flutuantes por cima da cama. Isto também cria espaço de arrumação extra para livros, despertadores ou outros itens que costumam ser colocados na mesa de cabeceira.

Além disso, escolher mesas de cabeceira com dupla função, como uma mesa de cabeceira com gavetas, prateleiras ou cestos, permite-lhe obter espaço de armazenamento extra.

Outra dica para incorporar uma mesa de cabeceira num quarto pequeno é optar por mesas de cabeceira embutidas: as mesas de cabeceira embutidas permitem maximizar o espaço no quarto, utilizando os espaços entre as paredes e os móveis. Estas mesas de cabeceira podem ser fixas diretamente na parede ou embutidas num nicho.

 
que cor e material para a mesa de cabeceira

Jogar com as cores e os materiais da sua mesa de cabeceira num quarto pequeno

A escolha da cor e da matéria da mesa de cabeceira pode ter um impacto significativo na perceção do tamanho do quarto. Para criar a ilusão perfeita, escolha cores claras. Isto porque as cores claras tendem a expandir visualmente o espaço e a tornar o quarto mais luminoso. Assim, cores como o branco, o bege ou o cinzento-claro são escolhas adequadas para mesas de cabeceira num quarto pequeno.

Também pode optar por matérias leves: por exemplo, matérias transparentes como o vidro ou o acrílico ajudam a potenciar a luminosidade do quarto e a dar uma impressão de leveza. Matérias como o metal ou a madeira clara também podem ser boas escolhas pelo seu aspeto minimalista e limpo.

No entanto, é melhor evitar cores e matérias demasiado escuros, uma vez que estes tendem a reduzir a sensação de espaço num quarto pequeno. Assim, é melhor evitar mesas de cabeceira em matérias como couro preto ou madeira escura.

Aqui estão alguns exemplos de combinações bem sucedidas para a cor e a matéria da mesa de cabeceira:
  • uma mesa de cabeceira de vidro transparente ou acrílico com pernas de metal leve, combinada com um candeeiro de cabeceira branco ou bege, dá uma impressão de ser leve e espaçosa;
  • Uma mesa de cabeceira de madeira clara, combinada com acessórios brancos ou de rattan, pode dar um toque de calor e naturalidade, mantendo-se visualmente leve;
  • uma mesa de cabeceira branca brilhante, combinada com prateleiras de parede brancas, pode dar uma sensação de profundidade e abertura ao quarto.
Author Name
La Redoute,
02/06/2023