bebé - puericultura sono

Cama de bebé: como escolher a certa?

Peça de destaque no quarto da criança, nem sempre é fácil escolher a cama do bebé que o vai acompanhar durante os primeiros meses de vida.

De grades, de viagem, com sommier ajustável, modulável, evolutivo, etc., ela é proposta em vários formatos para que os pais escolham sem constrangimentos.

Quais são os diferentes tipos de camas?


Durante os primeiros meses da sua vida, o seu bebé vai dormir entre 16 e 18 horas por dia, daí que a escolha da sua cama seja de tão grande importância.

350192778.webp



Berço, alcofa ou cama de grades?


Aquando do nascimento, vai poder pôr o seu bebé a dormir num berço, numa alcofa ou numa cama de grades.

  • O berço:
Mais pequeno do que uma cama, o berço permite oferecer ao bebé um verdadeiro ninho no qual ele se vai sentir seguro.

Se, quando sair da maternidade, quiser manter o bebé no seu quarto, as suas pequenas dimensões vão permitir deslocá-lo facilmente pela casa. Pode mantê-lo junto a si de noite e voltar a pô-lo no quarto do bebé durante o dia.
No entanto, embora o seu lado prático seja sedutor, a criança só vai poder usá-lo durante os seus primeiros meses. Para ser ainda mais prático, prefira um modelo com rodinhas, vai deslocá-lo mais facilmente.

  • A alcofa:
Outro equipamento de puericultura que seduz alguns pais: a alcofa. Esta tem a vantagem de oferecer um espaço reduzido para oferecer ao bebé o efeito de ninho, mas embora o seu lado natural e nómada possa ser visto como uma vantagem, esta só vai durar algumas semanas.

Se decidir ter uma, escolha-a com uma estrutura estável, um colchão firme e certifique-se de que é suficientemente largo na parte de cima para que o bebé consiga virar a cabeça.

  • A cama de grades:
Clássica e incontornável para o sono do bebé, a cama de grades é totalmente adaptada aos recém-nascidos.
Exceto em alguns detalhes de design, as camas de grades são todas semelhantes uma vez que o seu fabrico deve obedecer a rigidas regras que permitem garantir a segurança das crianças, nomeadamente a norma europeia NF EN716-1.

Por isso, não corre qualquer risco em comprar uma cama de grades numa loja especializada ou num revendedor de artigos de puericultura.

350120264.webp

  • A cama de viagem:
Muito prática para as deslocações, a cama de viagem (dobrável) é fácil de colocar na bagageira do carro. Simples e rápida de instalar, ela representa uma solução de apoio segura e confortável para o seu bebé logo a partir das primeiras semanas. 

  • O berço de aproximação:
Esta nova alternativa de cama que se prende à cama dos pais permite uma proximidade máxima com a sua criança e evita ter de se levantar para amamentar, por exemplo.

Embora esta opção possa seduzir, não é totalmente isenta de risco, pois o bebé pode rolar para a cama dos pais enquanto dorme e asfixiar sob as almofadas, os cobertores ou até debaixo da mamã ou do papá.

Que colchão escolher?


Por questões de segurança, tenha o cuidado de comprar um colchão do tamanho da cama. Não deve conseguir enfiar mais de dois dedos entre o colchão do bebé e as grades.

Se achar que o bebé se sente perdido na sua cama, pode optar por uma almofada de apoio que pode usar durante as primeiras semanas. Colocada em cima do colchão, ela é geralmente composta por 2 suportes laterais e, muitas vezes, com apoio de cabeça integrado. Este acessório vai permitir que a criança se sinta segura.

Os bebés crescem depressa, muito depressa mesmo! Então, quando ele chega à idade de ter uma cama como os crescidos, a escolha pode tornar-se uma dor de cabeça.
O colchão pode ser usado até cerca dos três anos, mas a partir dos dois anos ele já se poderá sentir apertado. A passagem para uma cama normal é, portanto, necessária tanto para a sua segurança como para o seu conforto.

Vários modelos de cama são hoje evolutivos e permitem ser transformados em camas júnior. Bastará para isso uma simples manipulação para abrir a cama retirando os painéis laterais, ou acrescentando uma extensão que vai permitir alongar o estrado e, portanto, o tamanho da cama.
A cama evolutiva poderá durar até aos 6/8 anos. Em seguida, a criança vai precisar de uma cama de tamanho normal e poderá, então, escolher uma cama combinada com uma cama mezzanino ou com uma secretária ou ainda um beliche caso tenha mais crianças. O essencial é que dê sempre prioridade à segurança.

350160517.webp

Que acessórios colocar no quarto do bebé?


Já colocou o tapete, o sofá, a superfície de mudas, pendurou os quadros e outros elementos decorativos, arrumou todos os peluches que vão acompanhar os primeiros momentos do seu bebé.

Para começar, a sua cama deve estar, idealmente, longe da janela para evitar as correntes de ar. Por questões de segurança, também recomendamos que não a coloque perto de radiadores e aquecedores.

Tenha presente que o seu bebé vai crescer e partir à descoberta do que o rodeia quando não estiver a dormir. Assim, é preferível que a sua cama não fique perto de um candeeiro, de uma cortina ou ainda da sua superfície de mudas.

O ideal é, assim, o centro do quarto de frente para a porta, de maneira a que ele possa ver quem entra na divisão. E, claro, evitar qualquer tipo de acessório inútil dentro da cama ou do berço. Questões de segurança.

E o design no meio de tudo isto?


Depois de ter verificado todos os detalhes mais ou menos fundamentais em relação à cama do bebé, existem hoje camas com um design totalmente diferente e que permitem contribuir para a harmonia do quarto da sua criança.
Infantil, moderna ou prática, há para todos os gostos. Em madeira, em pinho, branco, castanho, rosa ou azul, vai com certeza encontrar aquela que melhor vai ficar na decoração do quarto da sua criança.

350145387.webp



Author Name
La Redoute,
21/07/2023