casa artigos para cama

Qual a melhor maneira de escolher a sua roupa de cama ?

A decoração do quarto dá o tom para a atmosfera que se deseja criar. Isto é feito através da escolha do mobiliário, mas também através da escolha da roupa de cama, que desempenha um papel central.
Para além deste aspeto estético, a roupa de cama desempenha um papel essencial no seu conforto. Perante a multiplicidade de matérias, estilos e elementos que compõem a roupa de cama é, por vezes, difícil fazer a escolha certa.
Para a ajudar, apresentamos-lhe os critérios essenciais a ter em conta na selecção da sua roupa de cama.

Primeiro, as dimensões certas

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar que a sua capa de edredon (ou colcha) deve ser adaptada às dimensões da sua roupa de cama. Será difícil alcançar um efeito bonito e harmonioso se a capa de edredon for demasiado pequena e deixar visível a estrutura da cama ou, pelo contrário, se der a impressão de engolir a cama.
E, para além deste aspeto visual, o conforto está também em jogo. As suas noites podem não ser tão pacíficas e serenas como gostaria se for constantemente acordada por causa de um edredon que não tem tamanho suficiente para a cobrir.

* Para uma cama individual, é aconselhável utilizar um lençol de 90 x 190 cm e uma capa de edredon de 140 x 200 cm para um conforto ótimo.
* Para uma cama de casal standard, o lençol-capa deve medir 140 x 200 cm, o lençol de cima 240 x 290 cm e a capa de edredon 220 x 240 cm.
 

A matéria perfeita para combinar conforto e beleza

A escolha da matéria para a sua roupa de cama é talvez das questões mais importantes: influencia o seu conforto e o efeito visual. Pode escolher a roupa de cama de acordo com diferentes critérios tais como o seu gosto pessoal, o estilo de roupa de cama que deseja, as qualidades hipoalergénicas de algumas matérias, o conforto e a facilidade de limpeza.
Para a ajudar na sua escolha, mostramos-lhe agora as matérias mais comuns e as suas características.

Algodão Percal de algodão Algodão lavado

        
O algodão é a matéria preferida para conjuntos de lençóis, lençóis-capa, capas de edredon e fronhas de almofada. Como fibra vegetal, o algodão é apreciado pela sua maciez, durabilidade e facilidade de limpeza. Outra grande vantagem é que o algodão garante um tecido saudável e hipoalergénico, duas qualidades que podem ser decisivas na escolha da sua roupa de cama. Dependendo da forma como é trabalhado e tecido, o algodão adquire várias texturas, cada uma com as suas vantagens. O percal de algodão distingue-se pela sua trama mais fina e apertada que oferece maior suavidade e resistência. Tanto no toque como na beleza, o percal de algodão é perfeito com o seu aspeto liso e mate. Matéria de exceção, o algodão lavado é extremamente macio. Não se passa a ferro para preservar a sua leveza e o seu aspeto ligeiramente enrugado, muito atual. Desenvolve um aspeto especial ao longo das lavagens, tornando-se cada vez mais belo.

Flanela Linho
A flanela de algodão é outra opção com um aspeto mais fofo.
O tecido escovado e raspado caracteriza-se pela sua leveza e elevado poder isolante.
O linho oferece uma boa alternativa ao algodão e é também uma fibra natural. Está cada vez mais presente na roupa de cama pela sua incomparável resistência e qualidades termorreguladoras. A roupa de cama permite-lhe ter lençóis frescos no Verão e manter-se quente no Inverno. As suas qualidades hipoalergénicas combinadas com uma suavidade que aumenta a cada lavagem fazem desta uma das matérias mais usadas e mais confortáveis da roupa de cama.

Escolha de cores, lisos ou estampados, em conjuntos iguais ou desencontrados?

Quando se trata de decoração, a roupa de cama tem um lugar especial, pois dá o tom para o ambiente que se deseja criar no quarto. Este espaço pessoal permite todo o tipo de liberdade: pode ceder ao desejo de exotismo e de viajar com padrões de folhas de palmeira, ou zen com bambu.
A roupa de cama é uma aposta segura e não se vai cansar dela com o tempo, mesmo que não seja clássica. A escolha de cores pode conduzir a uma atmosfera tranquila propícia ao relaxamento, como é o caso dos tons pastéis. Ou pode trazer um toque de atrevimento com cores alegres como amarelo ou laranja.

Visuel_ambiance_casa.jpg

As cores que lembram a natureza estão em voga: tons de azul, verde e todos os tons do castanho ao terracota são fáceis de introduzir. A grande questão que se coloca quando se opta pelas cores lisas é se devemos usar todos os elementos como um conjunto ou se devemos usá-los em separado. Claro, pode fazê-lo de acordo com o seu gosto, mas saiba que a moda é combinar diferentes cores na cama, privilegiando sempre uma harmonia de tonalidades. Uma capa de edredon azul será destacada se lhe associar umas almofadas em tons de azul, verde e rosa-pálido.

Visuel_ambiance_casa.jpg

Diferentes tons de cinzento combinam perfeitamente com uma colcha rosa. Os linhos branco, terracota e azul acrescentam carácter à sua decoração. Finalmente, uma dica muito prática para mudar de decoração e de estilo muito facilmente é optar por roupa de cama reversível, com um lado liso e um lado com motivos ou estampado. Pode usar a capa do edredon do lado estampado e colocar as almofadas alternadas com lado liso e lado estampado.
 
 
Author Name
La Redoute,
23/01/2023