moda mulher

Magda Gomes Dias

Chegou a hora de revelarmos as dicas da Magda Gomes Dias para um regresso às aulas com sucesso! Espreite aqui…

 As 8 dicas mais importantes para um regresso à escola em tranquilidade

A escola pode ser um dos sítios mais mágicos que existe. É aqui que aprendemos sobre a vida, onde podemos exercitar a nossa felicidade, experimentar e aprender a ser. No entanto, a transição das férias para a rotina escolar pode ter momentos mais complicados, sobretudo para as crianças mais pequenas. E elas têm razão: estar com os pais é mesmo a melhor coisa do mundo. Mas a vida acontece e com Setembro chega a escola. Abaixo deixo-lhe as 8 dicas mais importantes para que o regresso à escola seja feito com tranquilidade e até… entusiasmo!

 

1.   Tome atenção ao que diz

Ir à escola faz parte da ocupação da criança e é extraordinário ter-se uma ocupação e rotina onde se aprende, onde se conhecem novas pessoas, onde se brinca e até onde se é feliz. O facto de uma criança pequena não querer ir para a escola pode ter simplesmente a ver com a sua vontade em querer ficar com os pais. Não lhe diga, portanto, frases como ‘Eu também não quero nada ir para o trabalho mas tenho de ir.’

Porquê? Porque está a dar a entender que a escola tem algo de negativo e que o trabalho não tem nada de bom. Está a criar uma condicionante muito pouco positiva e a dar a entender que à medida que se vai crescendo, as coisas se tornam difíceis – a escola e o trabalho. Será que a criança vai ter vontade – no futuro – de continuar a ir à escola com frases desse tipo?

É muito mais simples dizer-lhe ‘Eu sei que tu querias ficar em casa connosco. E logo, no final do dia, quando eu vier buscar-te, vamos poder continuar a fazer aquela construção que começámos ontem à noite.’

 

2. Visite a escola antes do grande dia

Se for a primeira vez que a criança for para a escola nova, visite-a. É mesmo importante que o faça porque a criança já terá estado naquele espaço e ele será mais familiar, sobretudo porque esteve consigo nele. Entre na escola, peça para visitar a sala e, se possível, para conhecer a professora.

 

3. Preparem a logística em conjunto

Comprem a mochila juntos, o material que vai precisar. Preparem o lanche em conjunto, as roupinhas de véspera. O facto da criança se sentir envolvida, vai ajudar não só a criar um sentimento positivo em relação à situação como também irá fazer com que se sinta parte integrante na gestão das suas emoções em relação à escola.

 

4. Deitem-se todos mais cedo nos dias que antecedem o regresso às aulas

Chegar ao primeiro dia de escola cansado não tem nada de fantástico. Uma criança cansada não consegue tomar as melhores decisões, não está atenta ao que lhe dizem e, nas mais pequeninas, a gestão das emoções é francamente muito, mas mesmo muito mais difícil. Por isso, dois ou três dias antes do grande dia, vão todos para a cama mais cedo para relaxarem, descansarem e dormirem mais umas horas. Pais incluídos – é que pais cansados também têm menos paciência para gerirem os filhos.

 

5. Acorde mais cedo

Prepare-se, prepare o pequeno-almoço e vá acordar os filhos com tempo. Use esta regra: Não os deixe dormir até à hora limite. É preferível que acordem mais cedo e que façam as coisas com calma do que a correr, mesmo já tendo tudo pronto. Sair de casa a correr não é o que vai querer fazer para que o regresso à escola corra bem. Portanto, façam tudo com tempo: desde o acordar, ao vestir e ao tomar o pequeno almoço. E saiam com tempo. A sensação é totalmente diferente. E dar-vos-á uma enorme tranquilidade.

 

6. Cheguem mais cedo e despeçam-se no exterior

Este ponto é mesmo importante e pode fazer uma enorme diferença na forma como a criança é deixada na escola. Cheguem mais cedo, para evitarem as despedidas das outras famílias.

Despeçam-se antes de chegarem à porta da escola, dizendo que lá dentro dirá bom dia aos professores e depois um pequeno beijinho. Os beijos grandes e abraços são cá fora.

Deixe a conversa com o professor e com os outros pais para outra altura. Ficar à porta da sala não é benéfico para o seu filho que o vê e cria expectativas.

 

7. Regresse mais cedo

Se puder, vá buscá-los um pouco mais cedo à escola. Assim a espera fica menos longa e eles percebem que os pais, afinal, sempre chegam!

 

8. Saiba gerir as suas emoções!

A forma como vive o regresso à escola do seu filho apenas a si diz respeito. Temos o direito de sentir medo, ansiedade e de ter dúvidas. Não temos é o direito de projetar tudo isso nos nossos filhos. Sabia que até a forma como os elogiamos pode conter esses ingredientes? Por isso é mesmo importante que sejamos contidos e saibamos gerir o que nos vai no coração. Encontre uma mãe ou uma amiga e partilhe com ela o seu estado de espírito. Não o faça com o filho.

 

9. Treine!

Amanhã é o primeiro dia de aulas. E o que vai acontecer?Vamos sair de casa às 8h, vamos a pé até à escola. Vá, pega na mochila e vamos treinar.

Treine tudo umas duas ou três vezes. Com tranquilidade e como se fosse mesmo a sério. E no dia a seguir cumpra com o guião. Vai tornar tudo mais simples porque a criança já se projetou na situação. Depois, vendo que as coisas correm como treinou, sente-se mais segura. E é justamente isso que vai querer.

E de resto, deixe a vida acontecer. A escola vai acompanhar os miúdos durante muitos anos – é normal que seja vista como algo normal e positivo.

 

"Espreite aqui a coleção criança La Redoute para um regresso às aulas ainda mais colorido. E não deixe de ver as fotos fantásticas da produção fotográfica que fiz com os miúdos para a La Redoute. Foi um dia super divertido! Um bom regresso às aulas!" -Magda Gomes Dias

Um dia com tempo para tudo! A diversão foi uma constante e as crianças estiveram sempre muito bem dispostas… A mãe Magda supervisiona os petizes ao mesmo tempo que lhes dá espaço e tempo para serem o que são: crianças felizes!

 

MENSAGEM DA MAGDA:

Brincar aos modelos foi uma experiência muito divertida e excedeu as nossas expectativas. Confesso que o meu maior receio não era se íamos ficar bem nas fotografias e antes o cansaço dos miúdos e a sua disponibilidade em cooperarem e aguentarem um dia de fotografias. Mas tudo foi possível, desde o primeiro momento, graças à equipa La Redoute. Foi incrível! E claro, o resto aconteceu naturalmente. Os miúdos adoraram e, quem assistiu, viu-os divertidos, felizes e muito à vontade! Uma experiência inesquecível! Bonne rentrée!

 

SEGREDOS DE MÃE DESCONTRAÍDA | MAGDA GOMES DIAS

O dia passado com a Magda e os filhotes Carmen e Gaspar correu às mil maravilhas… como era de esperar :) Temos de confessar que estávamos muito expectantes (como mães que também somos) e tínhamos muito curiosidade em ver em atuação a “mãe Magda”. Que truques teria ela “na manga”? Percebemos que, afinal, a Magda é uma mãe tão normal quanto nós, com os mesmos receios, com dúvidas (talvez não exatamente as mesmas!)… mas muito mais descontraída! Sem dúvida. O segredo? Pareceu-nos que está em respeitar, antecipar e deixar fluir…

 

Os miúdos iam ter fome cedo e o dia ia ser longo. Comeram um lanche reforçado a meio da manhã. Como dia diferente que seria tiveram direito a bolachinhas e goluseimas. Afinal um dia não são dias! Almoçámos tarde, eram quase 15:00, mas as crianças estiveram sempre bem dispostas. Comeram o que lhes apeteceu e no final da refeição deliciaram-se com o fantástico bolo de chocolate do restaurante de Serralves (o melhor que já provámos!).

 

Com tanto vestir e despir era de esperar que os miúdos ficassem cansados e não colaborassem. Nada disso… sabiam muito bem o que ia acontecer e por isso a boa disposição manteve-se todo o dia. E claro, aproveitámos para registar todas as marotices do Gaspar, que no alto dos seus 3 anos se portou como um profissional!

O entusiasmo era muito, mas o que encantou a Carmen foi a descoberta de cada conjunto que vestiu. Sentiu-se uma princesa e esteve sempre muito compenetrada no seu papel de modelito por um dia! Afinal estava a viver uma experiência única, ser fotografada na sua própria escola e vestir as roupinhas que ela própria escolheu na loja online La Redoute. Houve tempo para tudo… Até para tocar guitarra sob o olhar atento da mãe e do mano Gaspar.

Para a Magda este dia também foi um desafio. Ficámos com a certeza de que também se divertiu muito. Deliciou-se com a descoberta de uma faceta até então mais escondida… gostou de experimentar peças que jamais vestiria, apreciou cada elogio, ousou e sentiu-se bonita e feliz e com o resultado. Espreitem as fotos e digam se não é exatamente isso que transmitem!

 

UM DIA DIVERTIDO COM A MAGDA E OS SEUS FILHOS :)

Aqui na equipa La Redoute muitos de nós somos mães e pais e, como em qualquer outro local, nos momentos de pausa o tema “filhos” é sempre um dos eleitos. Ou foi porque não dormimos de noite por causa dos pesadelos da criançada, ou da birra que um fez de manhã (o motivo do atraso de 20m!) ou porque os miúdos crescem tão rápido que já nada lhes serve (vale-nos a La Redoute :)) enfim… um sem número de motivos que nos leva a estar quase sempre a contar uma ou outra história acerca das pessoas mais importantes das nossas vidas!

Certo dia ao almoço, alguém falou do livro do momento: “Berra-me Baixo” e de como a autora, com simples truques que afinal até conhecemos, nos põe a pensar na forma como na maior parte das vezes agimos com os nossos filhos. Descobrimos que é muito simples inverter situações que a todos desagrada e ser muito mais felizes. Por isso, e com o regresso às aulas a aproximar-se, quisemos conhecer melhor a Magda e lançamos-lhe um desafio: ser nossa modelo por um dia com os filhos Carmen e Gaspar. A Magda aceitou sem hesitar com uma simplicidade e entusiasmo contagiantes.

 

O resultado? Fantástico!

Entre brincadeiras, muitas histórias divertidas e uma serenidade que só visto, a Magda, a Carmen e o pequeno Gaspar de apenas 3 anitos vestiram e despiram roupa durante um dia inteiro sempre com um sorriso nos lábios. A Carmen estava radiante, senhorita que é vibrava só com a ideia de vestir a roupa que escolheu online.  Adorou tudo! Para o Gaspar o dia foi uma festa… entre poses, bolachinhas e bolinhas de sabão esteve sempre com aquele sorriso só dele! E a Magda deslumbrou. Saiu da sua zona de conforto e arriscou vestir uns modelitos que sugerimos. E não é que adorou?

Author Name
La Redoute,
15/09/2016