casa decoração

Como lavar um tapete Berbere

Os tapetes aparecem, cada vez mais, como elementos de decoração. Eles determinam um estilo decorativo, dão um toque pessoal e original à divisão. Entre a imensa variedade de estilos de tapetes, o tapete berbere impõe-se como uma grande tendência de decoração hoje em dia. Para além do seu lado étnico muito atraente, ele é também reconhecido pelas suas inúmeras qualidades, especialmente a de resistência à passagem do tempo.

Este elemento de decoração conserva todas as suas características se tiver cuidado com ele: ele necessita de uma manutenção regular e, por vezes, uma boa limpeza é imprescindível. Assim, para saber como limpar o seu tapete berbere para que ele mantenha o brilho dos primeiros dias durante muito mais tempo, eis o nosso guia de conselhos.

O que é um tapete berbere?

Como acontece com todos os artigos muito tendência e muito procurados, o tapete berbere também foi invadido por cópias pobres, inspiradas em motivos étnicos, mas que não têm as verdadeiras características de um tapete berbere autêntico. Então, ao que chamamos de tapete berbere? É uma peça única, confecionada a partir da lã de carneiro e segundo o savoir-faire dos artesãos berberes.
GID019 GGT363 GIC230 GJS396 GKB113 GKB114 GKB115 GGP588_02_1.jpg
Na origem, a lã provém de carneiros criados no Atlas marroquino. Ela é tecida e colorida naturalmente, e caracteriza-se por fibras encaracoladas e muito apertadas, tecidas em linhas paralelas. O tapete berbere distingue-se, assim, por uma forte densidade de pelos, conferindo-lhe uma robustez e uma durabilidade cuja reputação fala por si.

Como limpar o seu tapete berbere?

O tapete berbere proporciona um verdadeiro toque original à sua decoração, com motivos gráficos e étnicos que lembram o calor de Maghreb. O mais comum é o branco com motivos coloridos, este tapete traz luminosidade à divisão, assegurando um conforto macio e muito suave aos pés nus que o pisam.
350255928.webp
Mas um tapete em lã, branco aliás, é mais frágil e sensível às nódoas do que qualquer outro tapete sintético, por exemplo. Para que o seu tapete berbere conserve, durante o máximo de tempo possível, todas as suas belas qualidades estéticas e de suavidade, uma manutenção regular impõe-se. Aqui estão alguns conselhos para cuidar do seu lindo tapete.

É muito simples limpar um tapete para que ele conserve o seu brilho, mas sem danificar os pelos encaracolados que são a sua originalidade. O primeiro cuidado que pode ter com o seu tapete é não esperar que apareça uma mancha ou nódoa para o limpar.

O tapete é constantemente usado e submetido às poeiras do ambiente. É, por isso, primordial aspirar o seu tapete com regularidade, cerca de duas vezes por semana para eliminar as poeiras e os detritos que o podem manchar. Terá de ter cuidado para não o esfregar com demasiada força para não traumatizar ou danificar os caracóis, trata-se de retirar as sujidades dos pelos duma forma suave, respeitando a fragilidade da lã.
350256517.webp

Como limpar um tapete berbere em lã?

O dia a dia de uma família numa casa não poupa o mobiliário, sobretudo o tapete que está particularmente exposto a nódoas de café, chocolate e outros alimentos. Para retirar as nódoas do seu tapete berbere devemos ser eficazes sobre as nódoas mas ao mesmo tempo preservar a fragilidade da lã que o compõe. Privilegie produtos naturais como o sabão de marselha, o vinagre branco, o bicarbonato de sódio. Aqui estão alguns conselhos para usar com o seu tapete berbere:
  • Para pequenas nódoas de comida como o café, um molho, uma sobremesa láctea, etc., o sabão de marselha é o seu melhor aliado. É necessário agir rapidamente para evitar que a nódoa seja absorvida pelas fibras, esfregando delicadamente com uma esponja embebida em água e sabão.

  • Da mesma forma, pode usar vinagre branco misturado com água morna. Esta mistura ataca eficazmente as nódoas mais resistentes.

  • Se o seu tapete for antigo e frágil, opte então pela Terre de sommières que é uma argila natural com grande poder antinódoas.

  • Se já tem nódoas incrustadas nas fibras do tapete, a solução é o bicarbonato de sódio. Primeiro, esfregue a nódoa suavemente com uma esponja embebida em água com gás. Cerca de 30 minutos depois, salpique a zona com bicarbonato de sódio e deixe atuar. Quando o pó estiver seco, basta retirá-lo com o aspirador. Vai descobrir um tapete brilhante como se nunca tivesse tido uma nódoa.






Author Name
La Redoute,
22/02/2022