casa sala

Como escolher um sofá?

É a peça central da sua sala de estar! Valorizado e decorado, o sofá é uma peça de mobiliário essencial que utiliza todos os dias. Relaxa nele depois de um dia de trabalho. Recebe os amigos. Reúne-se com a família. Por vezes, pode até ser utilizado como cama para si ou para os seus convidados...

Por isso, comprar um sofá não é uma tarefa fácil! Quer esteja a mudar de casa pela primeira vez, quer esteja a mudar de casa porque os seus gostos mudaram ou porque os seus filhos cresceram (e agora pode comprar materiais mais delicados), está à procura de um sofá?

Eis algumas dicas para o ajudar a fazer a escolha certa.



Um sofá? Sofás...


Nada se parece mais com um sofá do que outro sofá, certo?

Em função do seu interior e das suas necessidades, escolherá uma família de sofás e não outra:

sofá reto

um clássico

Canapé AMPMSimples e eficaz, o sofá vertical adapta-se a qualquer interior.
Versões de dois, três ou quatro lugares, encontra-os em todos os tamanhos... e em todos os estilos!
Sofá vertical

sofá de canto

para espaços abertos

canape d'angle La RedouteMais adequado para salas grandes do que para estúdios de estudantes (uma questão de tamanho), o sofá de canto pode acomodar até seis ou mesmo sete pessoas.
Ideal para receber, é também ideal para famílias numerosas.
Sofá de canto

sofá modular

evolução no espaço e no tempo

canape modulable pour salon Nómada e escalável, adapta-se às suas necessidades. Como é que funciona? Um meio-sofá (com um apoio de braços apenas de um lado) ao qual se acrescentam elementos como uma chaise longue, um canto, um banco ou um apoio para os pés.... Praticamente feito à medida, pode ser deslocado ou adaptado de acordo com os seus desejos e a ocasião.
Sofá modular

sofá convertível

para utilizar como sofá ou cama

Canapé convertible La RedouteQuer durma regularmente com a família ou com os amigos, quer durma sozinho, o sofá-cama é a escolha perfeita.
Além disso, oferece praticidade e um elevado nível de conforto.
Sofá-cama

hora do almoço

para relaxar

canapé détente la redouteUm banco corrido, um encosto e algumas almofadas - por vezes é tudo o que precisa para se sentir bem.
A chaise longue é ideal para ler, fazer uma chamada telefónica ou ver televisão. Prática: por vezes, tem um compartimento de arrumação.
Méridienne

sofá-cama

ou sofá-cama

canapé lit de repos sur laredoute.frNum apartamento pequeno ou para um espaço de dormir suplementar, o sofá convertível oferece uma boa relação qualidade/preço e tem a grande vantagem de ser compacto.
Quer opte por um sofá-cama, um sofá BZ, uma chaise longue ou um futon, não faltam soluções e, consoante a escolha do colchão, pode obter um bom conforto. E até uma relação conforto/preço comparável à de um sofá convertível.
Banco-cama

 

 
Familiarizado com os diferentes tipos de sofás, já consegue perceber quais são as suas necessidades e a família de sofás que as acompanha? Perfeito!
Agora é altura de fazer a sua escolha.

comment choisir son canape.jpg


À procura do sofá perfeito!

Escolher um sofá não é apenas uma questão de decidir se deve ser convertível ou ter capas amovíveis... isso seria tão simples! Não, o objetivo é escolher um sofá em que se sinta confortável (e com o qual se sinta confortável).

Imagine o sofá ideal para a sua sala: o tamanho, a forma, a cor, o material... Em termos de estilo, gosta de linhas suaves e arredondadas ou é adepto dos ângulos rectos? Quer um sofá de design, contemporâneo ou vintage? Está pronto para a originalidade do veludo azul índigo ou a sobriedade do algodão antracite? Prefere um conforto firme ou macio? E que tamanho de sofá é ideal para a sua sala de estar?

Muitas perguntas? Não entre em pânico, a escolha é mais fácil do que parece. E no que diz respeito às dimensões, existem algumas regras: num pequeno apartamento ou numa pequena sala, onde a economia de espaço é uma arte de viver, optará por um sofá pequeno. Normalmente, um sofá de 2 lugares, não muito grande, com apoios de braços não muito imponentes para não pesar os seus 15 m².

Por outro lado, se tiver uma sala de estar de 40 m², optará, pelo menos, por um sofá de 3 lugares, ou por um sofá de canto (encostado à parede para manter a impressão de volume da sala, ou no meio da sala para delimitar duas áreas).

Os amantes de grande conforto, por outro lado, podem optar por um sofá reclinável com um encosto reclinável e apoios para os pés integrados. Em todos os casos, os sofás modulares podem ser adaptados a qualquer espaço e a qualquer decoração. Pelo mesmo preço, opte por este tipo de sofá em vez de um sofá de canto barato de uma gama inferior. O seu sofá pode ser aumentado com o tempo e será mais robusto...
Dependendo do tamanho da divisão, do tamanho da mobília da sala e dos seus gostos, também pode determinar a altura e a profundidade do assento (com alguns centímetros de diferença!). Se gosta de se esparramar no seu sofá, relaxe num assento profundo (mais de 55 cm). Se, pelo contrário, gosta de se sentar com as costas apoiadas, o assento deve ser mais raso. Neste caso, opte por um encosto alto. Isto pode aumentar o aspeto imponente do sofá, mas poderá descansar a cabeça sobre ele. Assim, sentir-se-á mais confortável.

Por último, mas não menos importante, as pernas são um elemento de estilo a não descurar. Podem ser rectas, inclinadas ou cónicas, em madeira ou metal. Podem ser altas ou quase invisíveis (é frequentemente o caso dos sofás modulares e dos sofás convertíveis) e devem combinar com o resto da sua decoração. Se, por exemplo, tiver uma mesa de centro escura, escolha um sofá com pés de madeira ou metal escuros.

É bom saber: se estiver hesitante entre duas cores ou dois materiais para o mesmo sofá, veja se pode encomendar amostras dos revestimentos que lhe interessam.
 
OPINIÃO DE PERITOS

guillement_o.jpgÉ importante manter o espaço à volta do sofá.Ele precisa de respirar.
Também precisa de ser consistente em termos de estilo e tamanho com os objectos que o rodeiam.guillement_f.jpg

Laurent Pichaud
designer de mobiliário La Redoute


Cuidado com o que não se vê!

A tecnologia deve estar ao serviço do conforto e da durabilidade do seu sofá. Preste atenção a tudo o que não é visível!

Densité mousse de coussin de canapé
Densidade da espuma das almofadas das costas e do assento

Verifique a densidade das espumas das almofadas do encosto e do assento. Quanto maior for a densidade, maior será a durabilidade da espuma. Se possível, evite valores inferiores a 25 kg/m3 para a espuma principal das almofadas dos assentos (um pouco menos para as almofadas das costas). E, se o seu orçamento o permitir, procure espumas de elevada resiliência, como a espuma Bultex.
Structure du canapé
Tipo de estrutura

A estrutura determina a solidez e, por conseguinte, a durabilidade do seu futuro sofá (sim, ainda se diz isso!). Na maioria das vezes, encontrará uma estrutura feita de contraplacado e/ou aglomerado de partículas, reforçada com madeira maciça (por vezes, metal). No que diz respeito aos reforços, as madeiras maciças, como a faia ou a bétula, são ideais. No que diz respeito à suspensão, pode escolher entre molas e cintas... Escolha cintas se preferir um apoio suave, e molas se preferir um apoio mais dinâmico.
matelas mecanisme la redoute
Colchões e mecanismos para sofás convertíveis

Se procura um sofá convertível (sofá de linhas rectas ou sofá de canto convertível), tenha em atenção o colchão e o mecanismo. Veja a espessura do colchão (geralmente entre 6 e 14 cm), a sua densidade e a sua composição. Existem sofás convertíveis de elevado conforto, tal como existem sofás convertíveis básicos. O mesmo se aplica ao mecanismo: os sofás serão mais fáceis ou mais difíceis de desdobrar, consoante o modelo.
revetement canape
Revestimento

Encontrará algodão, misturas de algodão/linho, vários tipos de linho (amassado, lavado, etc.), couro e veludo. Os revestimentos sintéticos, como a microfibra, são também muito populares, porque são resistentes e visualmente atractivos (o aspeto de couro envelhecido é garantido!)... Embora a estética oriente naturalmente a sua escolha, não se esqueça de que estes revestimentos serão mais ou menos sólidos e lisonjeiros ao longo do tempo. O veludo, por exemplo, tem a reputação de ser mais robusto do que o simples algodão. Em contrapartida, não é o mais fácil de manter. O couro é menos resistente aos odores, aos ácaros e aos pêlos dos animais... Mas cuidado com os riscos! O linho é moderadamente resistente à fricção. No entanto, é pouco afetado pela luz... Finalmente, deve saber que as misturas de fibras naturais e sintéticas produzem tecidos que são geralmente mais resistentes.
 

 


E quanto à manutenção?

Se for bem cuidado, o seu sofá manterá o seu brilho durante mais tempo. Se for revestido de tecido, aspire-o com uma escova macia reservada aos têxteis domésticos e não se esqueça de lhe dar um tratamento anti-manchas. Se tiver capas amovíveis, limpe-as várias vezes por ano.
 
⦁ Como se limpa um sofá de tecido com capas amovíveis?
Nada poderia ser mais simples! Leve as capas à lavandaria. É a garantia de uma limpeza profissional. Mas atenção! Não lave as capas na máquina: corre o risco de encolherem e/ou desbotarem.

⦁ E como é que se limpa um sofá de pele, pode perguntar-se?
Quer o couro seja de búfalo ou de vaca, basta limpar o pó com um pano macio e seco e limpá-lo de vez em quando com uma loção nutritiva para couro. Talvez já tenha ouvido dizer que o leite para bebés faz o truque. Recomendamos que o evite, pois muitas vezes não é suficientemente nutritivo para peles espessas. As zonas em contacto com a cabeça e os braços podem escurecer devido a depósitos de sebo. Para recuperar a cor original, utilizar um pano húmido embebido em água com sabão (de preferência um sabão suave, como o sabão de Marselha), seguido de um pano humedecido com água pura. Em seguida, secar com um pano seco. Seja qual for o revestimento, se as suas almofadas estiverem cheias de penas, sacuda-as e dê-lhes uma boa sacudidela para lhes dar a firmeza e a suavidade de novas, tal como faria com uma almofada. E, claro, nunca coloque o seu sofá em frente a uma fonte de calor ou a uma janela exposta ao sol... Vai descolorar para sempre!

entretenir Canape La Redoute
comment entretenir un canape ?
 

 


O rei do sofá e a sua corte

Alguns acessórios para fazer sobressair o seu sofá:



Cadeirões
banquinhos de pés

 
pouf La RedouteEstão lá para cumprir a sua função prática, claro, mas também para dar um toque de fantasia. Precisam de ser notados! Pode, por exemplo, escolher poltronas e bancos para os pés que sejam diferentes do sofá, para evitar o aspeto total do conjunto de sofás. Mas terá de os manter em harmonia com a sua decoração... Que programa!
Cadeirões, bancos de pés

Almofadas
xadrez

 
Coussins et plaids sur la RedouteEstes grandes clássicos têm uma função decorativa. Pode acrescentar cor ou brincar com os materiais. Proporcionam um conforto suplementar. Também são óptimas para tapar aquela nódoa horrível feita pelos seus queridos filhos!
Almofadas
Xadrez


Tapetes

 
tapis la redoute Nem demasiado grande nem demasiado pequeno, o tapete é um acessório que também deve combinar e realçar o sofá. Se o sofá for cinzento, dê um toque de cor com o tapete. Se for colorido, escolha um tapete mais sóbrio.
Tapetes


Luminárias

 
luminaires la redoute et ampmPequeno e colocado numa mesa ao lado do sofá, imponente como um candeeiro de pé ou uma luz de leitura discreta, não há nada como um bonito candeeiro para iluminar o seu sofá.
Iluminação

Mesa de centro
extremidades do sofá

 
tables et bouts de canapeQuando se fala em sofá, fala-se em mesa de centro! Escolha o tamanho e a forma adequados ao seu sofá: comprido para um sofá direito, quadrado para um sofá de canto, redondo ou aninhado num interior pequeno. As pontas de sofá são uma alternativa na moda. Têm a vantagem de serem móveis e estão disponíveis numa variedade de materiais que pode misturar e combinar (mármore, madeira, etc.). Por fim, existem mesas de centro mais altas e até reguláveis em altura: úteis para comer confortavelmente.
Mesa de centro
Fim de sofá
 
OPINIÃO DE PERITOS

guillement_o.jpgHá alguns anos, a sala de estar era estática: o sofá, as poltronas, a mesa de café
, tudo bem instalado, nunca se movia. Hoje, os estilos de vida são
mais nómadas. Queremos mudar os nossos objectos decorativos de lugar para os
acontecimentos da vida... Até o sofá! guillement_f.jpg


Sylvie Hadet
Gestor de produto para sofás, iluminação e alcatifas AMPM
 


Um sofá normal!

Se quiser ter a certeza de que o sofá dos seus sonhos é bem fabricado,
verifique se obteve determinadas certificações e se cumpre determinadas normas:



  • A certificação NF Ameublement é uma garantia suplementar. Antes de ser atribuído, o mobiliário é submetido a testes exaustivos para certificar a sua segurança, durabilidade e qualidade. Tem igualmente em conta a saúde do consumidor.



  • A norma NF Environnement Ameublement foi concebida para limitar o impacto ambiental.



  • No que diz respeito à inflamabilidade, não existem requisitos para os particulares. No entanto, se for para uma autoridade pública, certifique-se de que o produto é classificado como M1, não inflamável.


Author Name
La Redoute,
25/02/2024