casa móveis decoração

Como decorar o quarto de uma criança?

Para menino, menina ou ambos, a decoração do quarto de uma criança requer algumas regras básicas. Tendo em conta a sua idade e os seus gostos, pode ter a certeza de que a decoração do quarto da sua criança será um sucesso! Da colocação dos móveis de forma acessível até à segurança dos seus filhos, descubra todas as dicas para um quarto de criança de sucesso!
 
 

Num quarto de criança, dê sempre prioridade à segurança!

A segurança do seu filho está em primeiro lugar! E sobretudo no seu quarto, uma divisão íntima na qual ele vai querer isolar-se para crescer em paz.
 
A conceção do quarto de uma criança começa pela segurança das tomadas elétricas e das janelas. Lembre-se também de fixar as prateleiras, cómodas, armários e outros móveis às paredes, para que não caiam, acidentalmente, em cima da criança. O mesmo para as fitas dos estores e os fios elétricos que também devem ser afastados das áreas acessíveis à criança. Por último, considere a possibilidade de utilizar tampas de tomadas para evitar o risco de eletrocussão, impedindo o acesso à aparelhagem elétrica de parede.
 
Como os candeeiros são parte integrante da decoração do quarto de uma criança, é preferível utilizar luzes LED recarregáveis. Desta forma, os seus filhos podem utilizá-las de forma segura e autónoma.
 
 

Escolha mobiliário adaptado à idade das suas crianças

Para o quarto de uma criança, a escolha do mobiliário depende da idade da criança. Escolha móveis perfeitamente adaptados à altura da criança e fáceis de aceder, como um pequeno roupeiro, uma cama baixa, mesa e cadeiras pequenas. Além disso, escolha materiais resistentes: os móveis devem ser robustos e duradouros para resistir ao desgaste e a eventuais choques. Por esta razão, os modelos de móveis com cantos arredondados estão na moda e são seguros!
cabina-cama para crianças
Além disso, ao escolher móveis feitos de matérias fáceis de limpar, pode garantir que o quarto se mantém limpo. O ideal é que os móveis sejam em madeira ou em polipropileno, que podem facilmente ser limpos com um pano macio e sabão.
 
 

Definir zonas no quarto da criança

O mais importante no quarto de uma criança é que ela se sinta confortável. Para que ela se possa organizar de forma autónoma, aproveite o layout do quarto para definir zonas funcionais. Por exemplo, crie uma zona de dormir, uma zona de brincar e uma zona de trabalho. Isto ajuda a otimizar o espaço e, ao mesmo tempo, incentiva a criança a usufruir do seu quarto de forma mais eficiente.
 
  • A zona de dormir é dedicada à cama da criança. A sua localização ideal é no canto mais calmo e longe de distrações.
  • A zona de brincar é reservada às actividades lúdicas. Pode ser equipada com uma pequena mesa, cadeiras, um tapete de brincar e um espaço de arrumação para os brinquedos.
  • A área de estudo, por outro lado, precisa de estar bem arrumada. Destina-se a actividades de aprendizagem e de estudo. Esta parte do quarto deve ser equipada com uma secretária, uma cadeira confortável, um candeeiro de secretária e soluções de arrumação para o material escolar.

conceber as zonas do viveiro

Deve ainda criar uma área de arrumação com um roupeiro, uma cómoda, cestos de arrumação e prateleiras. Mas também uma zona de relaxamento com um pequeno sofá, almofadas, uma estante de livros e os seus jogos de tabuleiro preferidos.
 

Que iluminação escolher para um quarto de criança?

Só há um segredo para proporcionar ao seu filho um quarto confortável, acolhedor e caloroso: a iluminação!
 
De facto, a iluminação é um elemento chave para criar uma atmosfera agradável num quarto. Por exemplo, pode colocar um candeeiro de mesa de cabeceira ao lado da cama do seu filho para que ele possa ler ou brincar antes de dormir. Este também pode ser utilizado como luz de presença para tranquilizar o seu filho durante a noite.

escolher a luz certa para o quarto da criança
As grinaldas luminosas dão um toque de magia e de poesia ao quarto de uma criança! Podem ser penduradas na parede, à volta da janela ou da cama ou mesmo à volta de um móvel, enquanto que o candeeiro de teto central continua a ser um objeto decorativo essencial! Este último permite iluminar todo o quarto e proporciona uma luz homogénea e confortável. A partir dos 3 anos, pode instalar uma lâmpada inteligente no candeeiro de teto. A criança vai ficar curiosa e divertida ao descobrir esta tecnologia que lhe permite controlar a intensidade da luz no seu quarto. Por fim, opte por um candeeiro de mesa simples para iluminar a secretária ou uma prateleira. Este modelo de candeeiro proporciona uma fonte de luz suplementar no momento em que fazem os trabalhos de casa.
Author Name
La Redoute,
19/05/2023