Presença já conhecida do nosso Blog de Inspirações, Marta Brandão, arquiteta e cofundadora da Mima Housing está, mais uma vez, connosco para partilhar o seu savoir faire na área da decoração e dar dicas valiosíssimas. | ![]() |
Hoje, o foco desta participação da arquiteta Marta Brandão são os tapetes. Elemento de enorme importância na composição de um ambiente, a arquiteta vai explicar-nos o porquê dessa importância e ensinar-nos a fórmula ideal para conseguir escolher o tapete certo.
Na primeira pessoa, ela começa por partilhar: "Sempre que nos lançam o desafio de criar um ambiente interior aconchegante e personalizado na @mimahousing, encaramos a escolha dos tapetes como uma etapa fundamental. Podemos usá-los em salas de estar, quartos, escritórios ou até em áreas exteriores. Com eles conseguimos delimitar diferentes áreas e funções dentro de um mesmo espaço, proporcionar conforto táctil ao caminhar, melhorar o conforto visual e acústico e ainda definir ou enfatizar o estilo da decoração."
Na La Redoute as propostas disponíveis neste tipo de artigos é vasta e bastante versátil, e a Marta Brandão concorda, "São múltiplos os tipos de tapetes disponíveis na @laredoute: desde tapetes de lã, tapetes estilo berbere, tapetes tecidos à mão, em algodão, em juta, sintéticos, entre outros. Cada um deles possui características diferentes em termos de maciez, durabilidade e facilidade de limpeza."
![]() Tapete Ishaan |
"Além disso, os tapetes também devem ser escolhidos de acordo com o estilo de cada casa, sendo que existem opções mais rústicas como os tapetes de juta (os meus favoritos) ou os tapetes estilo berbere, que se adaptam tanto a ambientes mais tradicionais como a espaços mais contemporâneos e minimalistas em betão, ou outras mais clássicas como os tapetes lisos de algodão ou lã." |
![]() Tapete Aftas |
![]() Tapete Nagari |
![]() Tapete Afaw |
![]() Tapete Navaja |
Como percebemos, na escolha do tapete ideal para cada divisão ou espaço da sua casa existem imensas considerações a ter em conta para as quais nem sempre estamos atentos, mas que, de uma forma muito simples, a Marta Brandão nos explica neste desafio que lhe lançámos para partilhar connosco as suas escolhas... E a sua "aula" de como escolher o tapete ideal vai mais além...
"Quanto à decoração, existem diversas formas de utilizar tapetes para complementar a estética do ambiente. Podemos usá-los como ponto focal, com cores ou padrões marcantes, ou como elementos que se integram harmoniosamente na paleta de cores e mobiliário do espaço. Em quartos de criança, podem até ter uma função lúdica.
É importante lembrar que a escolha dos itens de decoração e dos tapetes deve levar em consideração o tamanho do espaço, a organização do mobiliário, as zonas de passagem e a funcionalidade do espaço."
![]() Tapete Mustha |
![]() Tapete Ava |
![]() Tapete Robita |
Por fim, e em tom de resumo dos pontos fulcrais para os quais a sua atenção deve virar-se quando precisa de escolher um tapete, a arquiteta Marta Brandão simplifica-nos todo o processo dessa escolha com dicas muito fáceis e assertivas:
"Existem alguns pontos que devem ser considerados aquando da escolha de um tapete:
1. A dimensão
Antes de comprar um tapete, é importante medir bem o ambiente onde pretende colocá-lo. É importante ter em consideração o tamanho do espaço e também a disposição do mobiliário. Certifique-se de que o tapete é grande o suficiente para caber na área designada e ainda deixar uma margem ao redor dos móveis
2. O Estilo
Escolha um tapete que combine com o estilo da sua casa. Considere as cores, padrões e texturas do ambiente e escolha um tapete que complemente o espaço visual existente. Lembre-se de que o tapete pode funcionar como um ponto focal ou simplesmente trazer mais equilíbrio.
3. A cor
Quando os espaços são sombrios e o material do chão tem uma cor escura, usar tapetes de grande dimensão na cor bege clara ajuda a iluminar e trazer leveza ao espaço.
4. O Material
Os tapetes podem ser feitos de diferentes materiais, como lã, algodão, sisal, nylon, entre outros. Considere o nível de tráfego e o uso que o tapete terá para determinar o material mais adequado. Por exemplo, tapetes de lã são duráveis e luxuosos, enquanto tapetes de algodão são mais fáceis de limpar e mais acessíveis, sendo que alguns podem até ser lavados na máquina de lavar.
5. A Manutenção e a limpeza
Tenha em consideração a facilidade de limpeza e manutenção do tapete. Alguns materiais são mais fáceis de limpar do que outros - pense nisso e escolha um tapete que se adeque ao seu estilo de vida e necessidades."
Não deve banalizar a compra dos seus tapetes, mas também não precisa de complicar se aproveitar as preciosas dicas da Marta Brandão, também famosa pela sua página de instagram @visual_glutonny onde, muito mais do que partilhar os seus projetos, inspira os mais de 120 000 seguidores, como hoje, aqui no Blog da La Redoute, nos inspirou a nós!