A ideia deste dia surge já no final do século XIX, início do XX quando lutas feministas começaram a surgir nos Estados Unidos e na Europa. Tudo o que as mulheres queriam na altura era igualdade de direitos económicos, sociais, trabalhistas e políticos... mais de 100 anos passaram e a luta continua, as mulheres já podem votar, mas as desigualdades salariais e de oportunidades de emprego, por exemplo, continuam. Por isso faz sempre sentido continuar a comemorar esta data, continuar a lutar pela igualdade e, sobretudo, ajudar mulheres com vidas menos privilegiadas.
A La Redoute assinala o Dia Internacional da Mulher com uma ação de responsabilidade social que já conta o seu terceiro ano consecutivo. A marca produz e vende um saco solidário, o Tote Bag Sororité - uma iniciativa de âmbito global adaptada ao contexto nacional das várias filiais. Em Portugal, a entidade escolhida foi a Associação Mulher Séc. XXI, uma associação que tem vindo a trilhar este caminho junto com a La Redoute nos últimos dois anos e cuja missão é, desde 2001, travar a desigualdade de género, lutando para combater ou mitigar a violência de género, doméstica, no namoro, em relações de intimidade e contra pessoas idosas.
A escolha do nome deste Tote Bag não foi feita por acaso, "Sororité" é "uma palavra que retrata um sentimento de irmandade, empatia, solidariedade e união entre as mulheres. Sororidade reflete uma conduta ou atitude que demonstra esse sentimento, especialmente em oposição a todas as formas de exclusão, opressão e violência contra as mulheres. É essa a mensagem que a La Redoute quer dirigir a todas as mulheres que – de alguma forma – já foram vítimas de agressões físicas e psicológicas, no âmbito da violência doméstica ou outro tipo: há luz após a escuridão."
À semelhança do ano passado, esta ação de solidariedade consiste na venda deste Tote bag, fabricado em França a partir de materiais 100% reciclados. Dos 9,99€ de custo total do saco, 2€ revertem para a causa (o restante são custos de produção e distribuição). Ao participar nesta campanha, as clientes da La Redoute contribuem para a realização de obras na Casa de Acolhimento de Emergência, melhorando as condições de acolhimento das Vítimas de Violência Doméstica e os seus descendentes menores.
Faça parte desta ação solidária e junte-se à La Redoute e à Associação Mulher Séc. XXI na proteção das mulheres em situações de necessidade e risco, adquira já o Tote Bag Sororité que, para além desta missão tão nobre, vai ainda fazer-lhe muito jeito para ir às compras (ou à praia)!
Feliz Dia internacional das Mulheres!