casa móveis decoração

Como transformar o quarto de uma criança num quarto de um adolescente?

Tem um sótão e quer transformá-lo num espaço funcional e utilizável? Neste artigo, vai descobrir 6 dicas para transformar este espaço numa divisão confortável e inspiradora. Quer se trate de um quarto de hóspedes, de um escritório tranquilo, de uma sala de jogos para as crianças ou de uma divisão onde possa fazer o seu ginásio em casa, o seu sótão está cheio de possibilidades de design.
6 astuces pour transformer votre grenier en un véritable espace de vie

Definir um tema ou uma função específica para a conceção do sótão

Antes de iniciar o seu projeto de conversão do sótão, dedique algum tempo a definir um tema ou uma função específica que lhe será dedicada. Por exemplo, se quiser converter o espaço num quarto de hóspedes ou num quarto de criança, tem de planear a instalação do mobiliário e verificar se é viável. Também deve considerar a acessibilidade do seu sótão. Existe uma escada para um acesso seguro? Esta questão é especialmente importante se quiser converter o sótão numa sala de jogos para crianças, por exemplo. Também é importante pensar em como vai instalar móveis grandes no sótão: uma cama de casal, um roupeiro, um sofá, equipamento desportivo ou mesmo o seu escritório. Assim, em função da superfície disponível e da altura do teto, poderá elaborar um plano bem pensado para o seu sótão.
 
6 astuces pour transformer votre grenier en un véritable espace de vie

Escolher o mobiliário certo para o seu sótão

Em função do seu projeto, é necessário adaptar as diferentes peças de mobiliário que vai colocar no seu sótão. Por exemplo, se quiser transformar esta parte da casa numa sala de leitura, pode colocar prateleiras feitas à medida, de acordo com a altura do teto. Isto evita ter de montar uma estante inteira e optimiza o espaço disponível. O mesmo se aplica se quiser criar uma área de relaxamento no seu sótão. Um sofá-cama com almofadas macias e uma mesa de café a condizer podem criar um ambiente agradável e acolhedor. Por isso, certifique-se de que cada peça de mobiliário que coloca no seu sótão se adapta harmoniosamente ao espaço disponível.
 
6 astuces pour transformer votre grenier en un véritable espace de vie

Utilização de luz artificial e natural no sótão

O sótão é uma divisão da casa que necessita de uma atenção especial no que diz respeito à iluminação. Observe atentamente a penetração da luz natural no sótão e considere a possibilidade de instalar aparelhos de iluminação adequados. Por exemplo, candeeiros de parede perto de áreas de leitura e de trabalho podem proporcionar uma iluminação direccionada. Para maximizar o potencial da luz natural, considere também a colocação de estores ou cortinas translúcidas que permitam a passagem dos raios de luz, preservando a sua privacidade. Ou utilize projectores LED ou um candeeiro de pé para criar um ambiente acolhedor no seu sótão à noite.
 
6 astuces pour transformer votre grenier en un véritable espace de vie

Utilizar cores estratégicas para mobilar o seu sótão

A paleta de cores que escolher influenciará o ambiente geral do seu sótão. Neste novo espaço que criou, opte por tons claros como o branco ou o cinzento claro. Estas cores aumentam visualmente o espaço e trazem serenidade à divisão. Basta acrescentar toques de cor com almofadas, tapetes ou obras de arte para dar personalidade ao seu sótão. Uma parede de destaque pintada num tom arrojado também pode criar um ponto focal dinâmico e moderno!

Tire o máximo partido do espaço do sótão

Ganhar espaço num sótão requer um planeamento cuidadoso. Utilize mobiliário modular, como roupeiros com portas de correr, para maximizar a arrumação e otimizar o espaço no chão. As prateleiras montadas na parede ou as unidades de arrumação suspensas podem libertar espaço de circulação e dar um toque decorativo ao seu sótão. E não se esqueça de utilizar os cantos e recantos para soluções de arrumação à medida!

A importância de isolar o sótão antes de mudar de casa

Qualquer que seja a função futura do seu sótão, um bom isolamento térmico é fundamental. Invista em materiais de isolamento de alta qualidade que garantam um conforto térmico ótimo durante todo o ano. Deste modo, evita-se o risco de perdas de energia. Pode também instalar cortinas grossas para manter o calor durante os meses de inverno. Se o seu sótão vai ser utilizado como sala de jogos ou escritório, deve considerar a possibilidade de melhorar o isolamento acústico para criar um ambiente calmo e tranquilo.
Author Name
La Redoute,
10/03/2024