Roupa de cama casa artigos para cama

Como prolongar a vida útil da sua roupa de cama?

De tudo o que é essencial numa casa, a roupa de cama é o que mais conforto proporciona durante o sono. Por isso, é essencial cuidar dela para prolongar a sua vida útil. Para o fazer, há uma série de conselhos simples, consoante a matéria da sua roupa de cama. Quer se trate de uma capa de edredon em cetim, de um conjunto em gaze ou de uma fronha e lençol em algodão, como pode preservar a longevidade da sua roupa de cama? Siga o nosso guia!

350319827.webp

Cuide da sua capa de edredon de cetim para garantir a sua longevidade

As capas de edredon de cetim dão um toque de elegância e de luxo à sua cama. No entanto, esta matéria é muito sensível e requer cuidados delicados para prolongar a sua durabilidade. Ao lavar a sua capa de edredon de cetim, certifique-se de que utiliza água a menos de 30°C para evitar danificar as fibras do tecido. Escolha um detergente especialmente concebido para tecidos delicados e evite amaciadores. E para evitar a formação de rugas na sua roupa de cama de cetim, basta pendurá-la para secar ao ar livre.

Roupa de cama em algodão: os cuidados certos para uma vida longa

O algodão é um dos tecidos mais utilizados para a roupa de cama devido à sua respirabilidade e durabilidade. Para prolongar a vida do seu conjunto de roupa de cama de algodão, certifique-se de que o lava regularmente. O ideal é mudar a roupa de cama de 3 em 3 dias, no máximo. O algodão não é tão delicado como o cetim, mas também pode perder a cor e a suavidade ao longo do tempo. Para evitar que isso aconteça, utilize água morna e um detergente suave para lavar a sua roupa de cama de algodão. Evite temperaturas elevadas superiores a 60°C que podem fazer com que as fibras de algodão encolham.
324144317.webp

350268994.webp

Roupa de cama em gaze de algodão: uma lavagem delicada

A roupa em cama de gaze de algodão é leve, respirável e perfeita para as noites quentes. No entanto, são extremamente delicadas e requerem cuidados especiais aquando da lavagem. Ao lavar a roupa de cama de gaze de algodão é melhor utilizar um saco de roupa para a proteger da fricção excessiva dentro da máquina de lavar. Escolha um ciclo de lavagem suave e água fria a morna para evitar que se danifique. Pendure a roupa de cama para secar naturalmente e para evitar vincos e rugas desagradáveis.

Limpeza rápida e fácil do seu edredon de veludo

Os edredons em veludo são macios, felpudos e perfeitos para noites acolhedoras durante os meses de inverno. Para prolongar a vida do seu edredon e para seu conforto, lembre-se de o manter perfeitamente limpo. Quando lavar o edredon, não se esqueça de 
seguir as instruções de conservação que constam da etiqueta, pois o veludo é uma matéria que requer cuidados especiais. Em geral, pode lavá-lo na máquina de lavar roupa, em água fria e utilizando um detergente para tecidos delicados. Para secar, pode secar ao ar livre ou na máquina de secar roupa no programa mais suave. Quando a primavera chegar, lembre-se de guardar o seu edredon num saco em vácuo para a proteger do pó e da humidade.

Colchas em linho: lavagem e secagem eficazes

O linho é uma matéria natural que confere um encanto rústico ao seu quarto. Para cuidar da sua colcha de linho e maximizar a sua vida útil, recomendamos que a lave em água morna, numa máquina com pouca carga para facilitar a circulação da água. O linho tende a tornar-se mais macio com cada lavagem, por isso não se deixe desanimar por uma ligeira rigidez no fim da lavagem! Para secar, pode pendurá-la ao sol ou colocá-la na máquina de secar a uma temperatura muito baixa. Em seguida, pode passar a ferro para lhe devolver o seu aspeto naturalmente liso e impecável.

Lençóis e fronhas: prolongar a sua vida útil

Os lençóis e as fronhas estão em contacto direto com a sua pele todas as noites, o que significa que podem desgastar-se mais rapidamente do que as outras peças de roupa de cama. Para prolongar a sua vida útil, é aconselhável lavá-los regularmente. O ideal é mudar as fronhas e os lençóis com frequência.
350048861.webp
Desta forma, a sua roupa de cama estará sempre impecável. Para cuidar dos lençóis e das fronhas de algodão, lave-os a uma temperatura mínima de 60°C. Deste modo, eliminará os microrganismos, como os ácaros e as bactérias, bem como a pele morta. E não se esqueça de utilizar detergentes desinfetantes para uma roupa de cama saudável e agradável!
 
Author Name
La Redoute,
20/11/2023