Como escolher um colchão?

Quando é adequado à sua morfologia e às suas necessidades, o colchão é o aliado número um do seu sono. Ele desempenha plenamente a sua função quando ajuda a passar noites de sono reparadoras. E enquanto não atingir a idade crítica dos 10 anos, basta cuidar dele com alguma regularidade. Um sonho! Se, pelo contrário, acorda várias vezes durante a noite, tem dores nas costas, sente cansaço ao acordar, ou o colchão está abatido, é porque (já) não cumpre a sua função. Mas não entre em pânico! Quando chegar a altura de escolher o seu ninho, os critérios a ter em conta não são muitos. Como escolher um colchão? Nós explicamos-lhe tudo.
E mais… Tem 150 noites para experimentar os colchões da marca La Redoute Intérieurs.

O jogo das três famílias

Quando pensa nas diferentes tecnologias de colchões, deve imaginar que existem dezenas delas e que a escolha vai ser uma tarefa hercúlea. Mas, na verdade, existem três grandes famílias de colchões, cada um com as suas especificidades:

O colchão de espuma e a sua relação qualidade/preço imbatível

colchão espuma

É leve, portanto fácil de transportar. É arejado, tem boa elasticidade, mas é principalmente pela relação qualidade/preço que o colchão de espuma é mais elogiado. Geralmente, é feito de espuma de poliuretano, da qual existem vários tipos. As espumas de alta resiliência (HR), por exemplo, têm mais alvéolos, são portanto, mais arejados. As espumas com memória de forma, por outro lado, dão a impressão de estar num casulo. Por outro lado, são menos arejados e demoram algum tempo para se adaptarem à posição do seu corpo quando se move.

O colchão de latex, indeformável e denso

colchão latex

Seja na versão sintética ou na versão vegetal, o colchão de látex possui apresenta duas propriedades principais. É indeformável, portanto, resiste ao longo do tempo. E, graças à sua alta densidade, suporta perfeitamente o corpo. Além disso, irá oferecer-lhe uma verdadeira independência para dormir - ou seja, não sentirá os movimentos do seu parceiro durante a noite e vice-versa - e que o látex é hipoalergénico, ideal para quem sofre de alergias.

o colchão de molas, rei da ventilação

colchão molas

A principal qualidade do colchão de molas é a sua hiperventilação, por isso é perfeitamente adequado para pessoas que transpiram muito durante a noite. Obviamente, satisfaz um público muito maior, pois as molas permitem uma distribuição ideal do peso corporal. Um conselho: se puder, opte por molas ensacadas que, ao contrário das molas clássicas, oferecem uma agradável independência para dormir.

Agora que conhece os diferentes tipos de colchões... qual é o melhor colchão para SI?
Como escolher o seu colchão?

Todos procuram o colchão perfeito!

Primeira pergunta que deve colocar ao escolher o colchão: a «tecnologia» a que está habituada é realmente adequada para si? Se dorme bem num colchão de espuma há muitos anos e se ele lhe permite ter um sono reparador... então o melhor é continuar com um colchão de espuma! O mesmo se aplica ao colchão de látex e ao de molas. Se, pelo contrário, não dorme bem (acorda durante a noite, tem dores de costas, dores musculares, cansaço ao acordar), é porque, para além do desgaste, a tecnologia do seu colchão pode não ser a melhor para si. Mas neste caso, que colchão deve escolher?

Primeiro verifique se tem alguma necessidade específica. Todos nós, perdemos cerca de meio litro de água por noite. Se transpira muito, o melhor para si são os colchões de molas ensacadas... Se tem problemas de costas, o ideal são os colchões de látex ou os colchões de molas. Também deve ter em conta os colchões «com zonas», que oferecem um apoio mais ou menos firme, dependendo das partes do corpo.

Por último, e se dormir com outra pessoa, garanta a independência dos movimentos de ambos os utilizadores (para dormir bem, é importante!). Os colchões de látex e os colchões de molas ensacadas são particularmente reconhecidos por isso. A menos que não tenha uma cama com dois colchões independentes (por exemplo com um sommier elétrico), aconselhamos o investimento. Nem que seja para evitar maus humores logo de manhã!

Firme ou macio?

Sentir-se bem é importante. Escolha um colchão formatado para as suas necessidades pessoais (transpiração, problemas de costas...). Também é preciso falar de números. Consulte a nossa tabela de relação tamanho/peso e veja qual o conforto mais adequado ao seu corpo e ao corpo do seu companheiro: firme, muito firme ou equilibrado.

Mas se mede 1,65 m de altura e pesa 62 kg e precisa de um conforto firme, e o seu parceiro, que mede 1,81 m de altura e pesa 68 kg, exige, e com razão, um colchão equilibrado, neste caso, o que deve fazer? A necessidade de firmeza vai prevalecer. Por isso, se seguir este exemplo, vai ter de comprar um colchão que ofereça um apoio firme.

A grande condicionante do conforto imediato é o enchimento, ou seja, a camada de matéria que está entre o núcleo do colchão (a alma) e o revestimento de tecidos (o cotim). Trata-se da primeira impressão que vai ter quando se deitar num colchão. Dependendo das matérias usadas (lã, seda, espuma com memória de forma, látex...) e da espessura do enchimento, o acolhimento vai ser macio ou firme. Ele não vai influenciar o suporte do corpo. Por isso, vai escolher um de acordo com o seu gosto e apenas com o seu gosto. Se achar que a sensação imediata é demasiado firme, não se preocupe: pode corrigi-lo com um sobrecolchão.

medidas

OPINIÃO DE ESPECIALISTA

A espessura do colchão nem sempre é sinónimo de maior conforto.
Acima de tudo, é necessária uma densidade significativa, mais molas...


Émeline Liberal
Responsável de produto, artigos de cama, La Redoute

Cuidar do colchão, certo! Mas como?

Um colchão bem cuidado vai permitir que durma melhor (verdade!) e vai oferecer uma maior longevidade ao colchão. Mas como se deve limpar um colchão? A menos que ele tenha uma capa amovível, é impossível (e mais uma vez... boa sorte!). No entanto, pode cuidar dele. Primeiro evite colocar o colchão no chão (a não ser que seja um colchão insuflável, é claro!). Ele vai estragar-se muito rapidamente, danificar o chão, e não vai dormir tão bem como dormiria se o combinasse com o sommier certo. De seguida, deve arejar o quarto regularmente, aspirar o colchão com uma escova especial e virá-lo regularmente. Aliás, é aconselhável virar um colchão novo de quinze em quinze dias, durante os primeiros três meses, mesmo que isso signifique usar o lado de inverno no verão e vice-versa. Se o colchão tiver apenas um lado que possa ser usado, vire-o no sentido pés/cabeça. Também deve limpar a capa de proteção regularmente. Lave as almofadas, o edredon... Por fim, deve saber que o ideal é mudar o colchão de dez em dez anos (sempre são 3.650 noites!), mesmo que ele não pareça usado ou deformado. De facto, entre a transpiração, os ácaros e o desgaste mecânico, mesmo invisível, a reciclagem é a melhor coisa que pode acontecer à sua velha cama.

limpar o colchão

E se mudássemos tudo?

Agora que conhece os diferentes tipos de colchões... qual é o melhor colchão para SI?
Como escolher o seu colchão?

O sommier

sommier

O edredon

edredons La Redoute

As almofadas

almofadas La Redoute

Os resguardos

resguardos La Redoute

O sobrecolchão

sobrecolchão La Redoute

Se todos estes acessórios forem bem escolhidos e se tiver um bom sommier, pode orgulhar-se de ter uma cama digna de um hotel com cinco estrelas!

Atenção às normas

É gerente de um hotel ou de uma pousada? Escolha colchões que cumpram as normas antifogo. A superfície do colchão é submetida ao teste do cigarro incandescente e da chama. Se se incendiar, arder rapidamente (entre outras coisas), quer dizer que não é certificado. Existem ainda outras normas, específicas para as espumas, o latex e as molas. Verifique se o seu futuro colchão passou todos estes testes. Isto vai permitir-lhe dormir tranquilamente! E os seus hóspedes também!

E se o seu colchão respeitasse o ambiente?

Se o respeito pelo planeta for um tema sensível para si, saiba que é possível encontrar colchões eco-friendly, que usam matérias naturais ou simplesmente respeitam o ambiente! A etiqueta OEKO-TEX®, por exemplo, garante que os tecidos não contêm produtos tóxicos. Também pode estar certa de que os tratamentos antiácaros são à base de produtos naturais. Tudo isto pode ser particularmente interessante quando procura um colchão para bebé ou um colchão para criança. O fabrico francês, por seu lado, garante um impacto reduzido do carbono (para além de ajudar a preservar os postos de trabalho e a indústria francesa). > Encontre a nossa gama de produtos dedicados « La Redoute Intérieurs gama Nature »"

Sabia que...?

Com o passar dos anos, o tamanho dos colchões aumenta. Até há pouco tempo, o tamanho standard era de 140x190 cm. Hoje em dia, é de 160x200 cm, 180x200 cm para alguns, e não é invulgar comprar um de 200x200 cm. Estarão as pessoas à procura de espaço e independência? Sim. Mas também o facto é que crescemos quase 10 cm em 100 anos!

As nossas marcas